29 de setembro de 2015

Alimentos comprados para você replantar e ter sempre em casa

Desde que mudei para o meu apê e tenho um cantinho para chamar de meu, sempre tive o objetivo de fazer uma hortinha em algum lugar nele, e ter sempre em mãos alguns temperos,hortaliças  naturais e fresquinho no momento que eu quiser. Mas foram tantas coisas para se fazer que não tive tempo de me dedicar á uma horta, e adiei este meu objetivo até agora, pois as coisas começaram á se acamar e estou podendo fazer o que queria na minha enorme varanda de 240x60 kkk, e consequentemente poderei fazer minha horta assim que terminar de decorar a varanda.
Já comprei os vasinhos, as sementes, só falta montar a terra prender os vasos onde eles ficarão e pronto, nossa estou tão ansiosa que vocês não imaginam, sempre fui á favor de produtos orgânicos e coisas que nós mesmo podemos fazer e ter em casa, ao invés de comprar produtos que não sabemos os procedimentos e de qualidade inferior.
Nesta vibe de horta, separei algumas dicas de alimentos que podemos comprar apenas uma vez, plantar e ter para sempre em nossas hortinhas, isso mesmo, já imaginou ter alimentos frescos e de quebra ainda reduzir a conta no supermercado com esta pratica? Então confira:

Cebolinha

Quando usar a cebolinha,  pegue a parte branca com um pedacinho da verde. E dentro de um copo com água, cobrindo cerca de 2 dedos da parte branca. Coloque num local ensolarado e dentro de poucos dias, Verá novas cebolinhas, para usar e não precisará mais comprar. Troque a água todos os dias. Se você ter quintal, replante na terra e terá muita cebolinha, pra dar e usar á vontade.

Manjericão:

Separe +- de 3 á 4 pares de hastes, corte com uns 10 a 15 cm,, retire as folhas  de baixo,  as flores, e deixe  algumas folhas só na parte de cima. Coloque num copo de vidro com água até a metade e deixe num lugar de sol, trocando a água de dois em dois dias. Quando as raízes estiverem com o tamanho de 2 cm  é hora de replantar num vaso não tão apertado, grande ou numa floreira, porque ele precisa de espaço e de sol. 

 Alecrim

replantando alecrimSepare algumas hastes do alecrim e corte-as com uns 10 a 15 cm. Retire as folhas da parte de baixo, deixando apenas algumas na parte superior. Coloque num copo de vidro com água até a metade e deixe em um lugar ensolarado, trocando a água de dois em dois dias. Quando as raízes estiverem com o tamanho de 2 cm  é hora de replantar num vaso, deixe num lugar onde tem bastante sol.

 Alho

635251307220484834

Não precisa ser replantado, se colocado os dentes numa vasilha de vidro com água, crescerá brotos que ficarão ótimos com batatas assadas, húmus, guacamole e qualquer tipo de salada por exemplo, mas use apenas as extremidades, que são mais saborosas.

 Cenoura:

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

É a mesma forma do alho, vai nascer folhinhas que também são ricas em nutrientes e poderá ser usado em vários pratos Também não precisa plantar, poderá usar as folhas para complementar sopas, saladas e até drinks de frutas, pois são muito nutritivas. Usará aquela parte da cabeça da cenoura (encima). Assim como na imagem, colocar várias numa vasilha com água pela metade, em 15 dias começam a brotar.

 Alface Romana

almace romana replantar
É só  pegar a cabeça da alface, aquela que ia jogar fora, e colocar numa vasilha com água, troque sempre que necessário. Ela não cresce muito mas terá sempre em casa.

 Aipo ou Salsão

aipo
. Cortar lá no talo, uns 5 cm, e deixar numa vasilha como um pires mais fundo com água, trocando sempre . Umedeça também a parte de cima da planta para não ressecar. Deixe num local ensolarado. Folhinhas amarelinhas brotarão no centro, depois fica verdes. Depois de  5 a 7 dias de completo brotamento das folhas, passe para um vaso com uma boa mistura de terra e furos para drenar a água e em breve terá talos de salsão para seus pratos e sopas.

 Acelga

chard
É só seguir a mesma forma do Aipo, reutilizar a parte inferior (raiz), “inútil”, da verdura. Colocar na água , trocando sempre e assim que a raiz tiver uns 7 cm passar para um vaso.

 Alho poró

DSC_0567 done Brota muito  fácil na água. Corte o talo com a parte da raiz, uns 5 cm, e coloque num recipiente não muito fundo ou apoie com dois palitos, um de cada lado, com água até o começo da raiz e vá cuidando para que não evapore e seque. Se for época de temperatura baixa, poderá manter na água mesmo, mas se for verão, replante num vaso com terra preparada, após criar as raízes

Erva Cidreira 

erva cidreira
Não precisa de muito consiga alguns talos, deixe na água até criar as raízes e passe para o vaso com a terra já preparada. Ela suporta bem o sol, deve ser regada normalmente, isso eu vou plantar bastante perto do pare peito, pois adoro o chá ♥

 

Cebola

100_3841
Com aquela parte que se joga fora, de cima da raiz descartada da cebola, faça a mesma técnica da água que a cebolinha, e tantas outras que citamos. Depois que aparecer as raízes, coloque no sol em um vaso com terra de qualidade ou diretamente no solo do lado de fora. 

Abacaxi

 Corte a parte superior de um abacaxi, ficando somente a “coroa”. Retire o resto de poupa do fruto que ficou na coroa, para que esta não apodreça quando você replantar na terra. Guarde a cora por 3 dias para que ela seque por completo, depois coloque-a em um recipiente de vidro com água,  certificando-se que somente a base (parte inferior) da cora fique submersa e que as folhas não tenham contato com a água. O vaso deve ficar em um local iluminado mas que não tenha muita luz direta do sol o tempo todo e trocando a água todos os dias. Após umas 2, 3 semanas as raízes começarão a aparecer, e este é o momento de replantar em um vaso grande e com boa drenagem. Depois disso mantenha a rega diária, sem encharcar o solo, desde a parte superior incluindo as folhas. Retire as folhas secas, para que as folhas mais novas apanhem mais sol. Deixe que o vaso pegue sol por pelo menos 6h por dia.

Batata:
Você já reparou que depois de um tempo , começa a aparecer uns brotos nas batatas?  corte a batata em  pedaços com um broto cada. Plante esses pedaços de batata em um vaso com terra a cerda de 8 cm de profundidade com rebento para cima, deixando- encoberto também. mantenha rega normal, em local que bata sol, e logo sua batata vai render!

Batata doce:

 Compre uma batata doce no mercado, fure-a com palitos de espeto e deixe-a suspensa em um copo com água, de modo que apenas metade dela fique submersa. Troque a água periodicamente e tenha paciência até que as mudas comecem a germinar. A espera valerá a pena: uma única batata doce pode originar mais de 50 mudas. Plante algumas mudas em um vaso de terra espaçoso e aí é só esperar. O cultivo da planta segue da forma tradicional: garanta que ela tome um pouco de luz e regue-a periodicamente.








Um comentário:

  1. Muito bom, ótimas dicas! Conhecia so a da alface.

    bj

    http://nandaaflordapele.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu Blog · Design por Alves Alvin · Todos os direitos reservados - Copyright © 2014 · Tecnologia do Blogger